Dicas Salt Security: Como proteger as plataformas digitais?

Por que as plataformas digitais de hoje são mais críticas?

Muitas empresas estão mudando rapidamente para permitir que a força de trabalho à distância para ajudar a enfrentar os novos desafios que se colocam com a garantia dessa transição. O outro desafio seria a lista de prioridades que é a segurança das plataformas digitais, onde se tornaram ainda mais críticas para os negócios, uma vez que é a principal forma de ligação com os clientes são a fonte de receitas.

Estas plataformas digitais não são apenas o foco dos consumidores, é a uma atenção crescente dos desenvolvedores de segurança e dos maus agentes, tornando a proteção destas plataformas mais imperativa do que nunca. Com a mudança de cada consumidor para os meios digitais, o volume de dados sensíveis e a área de superfície para ataques aumentou.

Segurança para Plataformas Digitais

No centro destas plataformas digitais estão as API’s, que nos últimos anos têm sido utilizadas para alimentar a explosão de aplicações permitindo uma rápida inovação. Ao contrário das aplicações tradicionais, as soluções baseadas em API têm o seu próprio conjunto de desafios de proteção, tanto que o OWASP saiu com um Top 10 exclusivamente na segurança.

Aqui estão algumas das questões que são colocadas pelos CISOs (Chief Information Security Officer) sobre segurança de APIs e proteção das suas plataformas digitais críticas:

Como posso saber a minha exposição?

A maioria dos CISOs conhecem as suas APIs primárias, mas também sabem que pode haver muito mais APIs desconhecidas no seu ambiente que são expostas publicamente, encontradas em ambientes de desenvolvimento ou são utilizadas para se ligarem a parceiros.  Além disso, poucos CISOs pensam saber realmente que informações sensíveis (por exemplo, IPI e IP) estão a ser expostas através destas API’s, o que apresenta um risco desconhecido. Acrescente-se a isso a rápida taxa de mudança, uma vez que muitas equipes de desenvolvimento estão adicionando funcionalidades para acompanhar a procura e correspondê-las no mundo real, o que é visto como um alvo em movimento para a segurança.

Como posso saber quando os meus APIs estão sendo alvo de hackers?

Muitos sabem que as suas soluções de segurança atuais não fornecem proteção suficiente para os APIs. Dependem de assinaturas e são construídas arquitetonicamente para procurar padrões de ataque conhecidos. Uma vez que as plataformas digitais e APIs que cada cliente constrói, são compostas por funcionalidades e lógica únicas e os padrões de ataques conhecidos não são úteis para solucionar o problema.

Como identificar e priorizar as vulnerabilidades que precisam ser corrigidas?

Este tem sido sempre um desafio com os ataques cibernéticos em ascensão, é necessário eliminar de maneira eficaz as vulnerabilidades para proteger clientes e marcas. Uma vez que o bloqueio de ataques pode ser um pouco como um “whack-a-mole”, os CISOs consideram que a eliminação das vulnerabilidades lhes dá a vantagem necessária contra hackers e má publicidade.

Estas são apenas algumas das questões comuns que são colocadas com os CISOs em todo o mundo. Eles sabem que agora, mais do que nunca, o seu papel de assegurar estas plataformas é não só essencial para o futuro do seu negócio, mas também para a vida dos seus clientes. Na Salt Security, a missão tem sido sempre a de tornar seguro para as empresas a inovação.

Fonte: https://salt.security/blog/protecting-digital-platforms