Quais as melhores soluções para enfrentar o ransomware?

Uma pesquisa indica que, em média, em 2021 deve acontecer um ataque de ransomware a cada 11 segundos! Esperar que os cibercriminosos exijam o pagamento de dados não pode ser uma alternativa. 

  

As empresas que possuem mais risco de serem vítimas deste ataque são aquelas que já foram atacadas anteriormente, porque os criminosos sabem que a organização prefere pagar para recuperar seus dados.  

  

Abaixo listamos as melhores soluções para enfrentar este tipo de violação de segurança: 

1)      Backup e Disaster Recovery: são essenciais para recuperar os dados de maneira rápida e não ficar refém de criminosos. Além disso, essas soluções permitem rápida recuperação e continuidade nos negócios mesmo frente a situações adversas, como paradas inesperadas.  

2)      Visibilidade: é o elemento principal para não ser pego de surpresa. Com visualização do tráfego da sua rede é possível detectar movimentos não autorizados e até mesmo impedir que o vírus se dissemine. Além disso, as soluções permitem identificar brechas de segurança e possíveis pontos de ataque para criar estratégias de segurança mais assertivas. 

3)      Proteção inteligente de e-mails: soluções capazes de prever ataques e vulnerabilidades e que aprendem sozinhas a melhorar sua estratégia de defesa são fundamentais para filtrar spyware, spams, phishing e outros ataques que chegam às caixas de entradas.  

4)      Firewall eficiente: ele deve ser capaz de monitorar tanto o tráfego de entrada como o de saída, bloqueando a comunicação com IPs suspeitos e mantendo as empresas seguras. 

Apesar do phishing ser uma ameaça cada vez mais presente, ataques de ransomware estão longe de serem parte do passado da cibersegurança.

Para oferecer as melhores soluções para as demandas do seu cliente, conte com a M3Corp!