O futuro da segurança de dados

Tanta coisa mudou nos últimos cinco anos – muitas das quais eram total e completamente inimagináveis ​​de antemão. Mas, armados com meia década de lições aprendidas com dificuldade, podemos olhar para os próximos cinco anos melhor preparados para o inesperado. 

 

À medida que o mundo continua a se conectar por meio da tecnologia, uma área em que as alterações devem ser monitoradas de forma diligente é a proteção de dados. Globalmente, geramos e armazenamos grandes quantidades de dados diariamente e não estamos diminuindo a velocidade deste processo. 

 

Por que a proteção de dados precisa evoluir nos próximos 5 anos 

De acordo com a Cybersecurity Ventures, até 2025, o mundo armazenará 200 zetabytes de dados e metade dessa quantidade será armazenada na nuvem. Portanto, com tantas informações disponíveis – e mais a caminho – temos que garantir que os dados permaneçam seguros. A primeira coisa que precisamos fazer é entender as ameaças de agora e do futuro. 

O crescente aumento de ameaças cibernéticas sofisticadas, como os ataques de ransomware contra organizações de saúde e a violação massiva do SolarWinds; a corrida pela comercialização do 5G, que pode fazer com que fornecedores pulem etapas críticas de segurança dos dispositivos e com a transformação digital acelerada fazem que seja necessária uma mudança na postura de proteção de dados.  

 

Como a proteção de dados mudará nos próximos cinco anos 

Com base nas ameaças novas e em evolução que as equipes de segurança de TI enfrentarão nos próximos anos, as estratégias de proteção de dados também devem evoluir. Aqui estão algumas das mudanças que já vemos no horizonte: 

 

  • O aprendizado de máquina terá um papel importante na detecção de crimes cibernéticos. 
  • A inteligência artificial aumentará os ataques cibernéticos e protegerá contra eles. 
  • Trabalhadores remotos solicitarão maior segurança.  
  • Mais países promulgarão leis de proteção de dados. 
  • As organizações preencherão a lacuna de profissionais qualificados em segurança cibernética. 

 

Depois de tudo o que vimos em 2020, é difícil ter certeza de prever o futuro da proteção de dados, mas temos a responsabilidade de tentar. Para garantir que seus clientes estejam preparados para os desafios do futuro, é fundamental proteger os dados com as melhores tecnologias do mercado. Conheça o portfólio Arcserve.