Sites do The New York Times e CNN, entre outros, fora do ar. O que causou a falha?

Nesta manhã (08), diversos veículos de comunicação, como o The New York Times, Financial Times e CNN, ficaram fora do ar. Além disso, o SpotifyAmazon e Reddit também caíram. O erro teve origem no Fastly, um provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos. 

 

Ao tentar acessar as páginas, usuários encontravam mensagens de que havia falha na conexão ou “Erro 503 serviço não disponível”. 

O problema durou cerca de uma hora e meia. Por volta das 8h, as páginas voltaram a funcionar. 

 

Diversos serviços de comunicação foram afetados, além dos citados anteriormente, como o Le Monde, The Guardian e até mesmo o site do governo britânico. Algumas redes sociais também ficaram indisponíveis, como a Twitch.  

 

O erro indica que o servidor, responsável por intermediar a comunicação entre o site e os usuários, não está pronto para lidar com a solicitação de acesso. Isso pode acontecer devido a manutenções ou pelo fato de estar sobrecarregado, por exemplo. 

 

Nas páginas que ficaram fora do ar, o erro mostrava ainda a mensagem “Varnish cache server”, que indicava que servidores do provedor Fastly não estavam conseguindo se comunicar corretamente  

 

O problema foi originado no Fastly, um provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos. Seus serviços incluem uma grande rede de servidores ao redor do mundo projetada para reduzir sobrecargas de tráfego que podem derrubar sites. 

 

Um dos principais produtos da companhia é a rede de fornecimento de conteúdo, ou “CDN”, na sigla em inglês. 

Por meio de servidores espalhados ao redor do mundo, essa rede reduz a distância entre o usuário e o site, agilizando o carregamento das páginas. Também são utilizadas outras tecnologias como o armazenamento de trechos importantes das plataformas para acelerar esse processo. 

Os serviços que o Fastly oferece atuam entre os usuários e os sites, como se fosse uma camada do meio e, por isso, o acesso a diversas páginas ficou comprometido. 

 

A indisponibilidade de sites é uma grande vilã para oportunidades de negócio, credibilidade das empresas e política de segurança das organizações. Mantenha os negócios dos seus clientes sempre operantes com nosso portfólio campeão!  

 

Adaptado de G1: https://glo.bo/3ivEe79