Estatística: Um em cada 10 imprevistos de segurança digital nas empresas, é considerado grave

Segurança digital sempre foi uma pauta importante, e com a chegada da pandemia, tornou-se ainda mais relevante. As empresas notaram a real necessidade de investir em soluções de segurança abrangentes, que garantem cobertura de ponta a ponta onde quer que seus colaboradores estejam. 

De acordo com uma análise dos metadados, compartilhados por clientes de forma voluntária e anônima, um em cada dez incidentes bloqueados pela solução poderiam ter impactos importantes ou mesmo, permitir o acesso não autorizado a dados sigilosos de clientes. 

Ainda na pesquisa, outro dado aponta que 72% das tentativas de ataques foram classificadas no patamar de gravidade média. Nesse nível, o resultado é que elas poderiam resultar na perda de performance dos recursos da empresa ou em ocorrências únicas de uso indevido informações. 

O estudo, traz resultados do quarto trimestre de 2020, mostrando que quase todos os setores, exceto os de comunicação em massa e transportes, tiveram incidentes muito graves durante o período do levantado. Organizações do setor público (41%), TI (15%) e financeiro (13%) foram as que mais apresentaram incidentes com frequência, respectivamente. Quase um terço (30%) desses incidentes mais críticos vieram de ataques direcionados conduzidos por pessoas. 

Além do mais, quase um quarto (23%) foram considerados graves e classificados como surtos de malware de alto impacto, caso dos ransomware. Em 9% dos ataques, os cibercriminosos conseguiram acesso à infraestrutura de TI de empresas, usando técnicas de engenharia social. 

Os especialistas observaram inclusive, que os APTs eram detectados como mecanismos de ataques antigos. Sugerindo a hipótese, de que quando uma organização reage a uma ameaça sofisticada, na maioria das vezes há reincidência de ataque, feito pelo mesmo grupo – referente ao primeiro ataque. Os ataques direcionados são os mais comuns, com 27% das organizações tendo problemas com esse modo de invasão. 

Para evitar ataques, roubos e destruição das informações de seus clientes, é preciso oferecer um portfólio de segurança completo e eficaz. Fale com a M3Corp e conheça as melhores opções para levar aos seus clientes.