Invasão Hacker ao site da Anvisa

O número de crimes cibernéticos não para de crescer no Brasil, afetando centenas de organizações, e nesta quarta-feira mais uma grande vítima foi atingida: a Anvisa. 

Os hackers tiveram como alvo a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento que deve ser preenchido por todo turista que vier do exterior por vias aéreas e quiser entrar no Brasil. Todos os usuários que tentaram acessar a página durante o momento da invasão, se depararam com a bandeira da argentina e a seguinte mensagem: “não ficamos de quarentena para passear pelos seus servidores. vamos ser expulsos também?”

O site ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10, mas a Anvisa se pronunciou alegando que nenhum dado foi comprometido. Assim que o ataque foi descoberto, os órgãos de segurança do Governo Federal foram acionados para que as devidas providências fossem tomadas, e no momento a página já funciona normalmente. 

Uma das suspeitas levantadas é de que o invasor seja um torcedor, visto que três dias antes do ciberataque, o jogo entre Brasil x Argentina foi cancelado devido a fraudes no preenchimento justamente da DSV, visto que quatro jogadores deveriam ter cumprido quarentena obrigatória por terem estado no Reino Unido. 

Este acontecimento reforça mais uma vez a importância da segurança cibernética e como a qualquer momento um novo alvo pode ser impactado. Conheça o portfólio da M3Corp e previna os seus clientes.