Do anonimato aos palcos: o crescimento dos ataques ransomware

Se há alguns anos atrás você perguntasse para qualquer pessoa sobre os perigos dos ataques ransomware e sobre a necessidade de proteção de dados, provavelmente a resposta seria algo como: “do que você está falando?”, ou algo em tom de desfeita e até chacota. 

Entretanto, atualmente o cenário é outro, e ataques cibernéticos ganharam uma relevância surpreendente, sendo inclusive assuntos de matérias em jornais, revistas e até blogs como esse, e isso se deve especialmente devido ao impacto financeiro causado. Estima-se que até o final de 2021, o dano resultante dos golpes ransomware supere US$ 20 bilhões, e que o impacto causado por todos os crimes cibernéticos ultrapasse US$ 6 trilhões. 

Existem alguns agravantes que resultaram nesse aumento exponencial dos cibercrimes, como o surgimento das criptomoedas, que não são rastreáveis, a popularização das redes sociais, que aumentou o alcance dos hackers, a venda de softwares maliciosos para qualquer criminoso que queira aplicar um golpe, e a lista continua. 

Com formas cada vez mais complexas e assertivas de atingir as empresas com golpes, para que a organização dos seus clientes possa estar mais protegida existem algumas boas práticas a serem seguidas: 

  • Uso de firewalls 
  • VPNs 
  • Treinamento de equipe 
  • Monitoramento de redes 
  • Soluções de backup 

Para proporcionar essas e outras soluções que possam assegurar os seus clientes, conte com o portfólio completo da M3Corp. Fale com nossos especialistas e saiba mais!