Pesquisa: mundo sofreu 380 mil ataques diários em 2021

O ano de 2021 já terminou, mas as notícias sobre cibersegurança ainda estão com tudo. 

Em pesquisa divulgada recentemente, nos foi mostrado um número assustador de ataques virtuais: cerca 380 mil novas tentativas diárias ocorreram. Na prática, isso represente um aumento de mais de 5%, se compararmos com 2020. 

Ainda de acordo com este levantamento, mais de 90% das ameaças são WindownsPE, que visa atacar especificamente os usuários deste sistema operacional. O segundo lugar no ranking fica para o Linux, o que representa um aumento de 57%. 

Tipos de ameaças 

Mesmo com a preocupação sobre a segurança virtual aumentando em todo o mundo, o tipo de ataque mais registrado, com cerca de 54% dos casos, foi realizado pelos trojans mais genéricos, demonstrando um crescimento de pouco mais de 2%, em relação a 2020. De maneira geral, esse tipo de malware procura se instalar no dispositivo da vítima. 

Já com um espantoso aumento de 117,5%, os worms foram a outra ameaça mais detectada pela pesquisa. Esses se caracterizam por programas que visam se autorreplicar, se propagando se maneira independente, assim que conseguem violar o sistema em questão. 

Fuja das ameaças 

Para começar bem o ano de 2022, a melhor forma é manter os seus dados e informações sempre seguros. 

Para isso, conte com o portfólio completo de soluções oferecidas pela M3Corp. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. 

Fonte: https://tiinside.com.br/04/01/2022/kaspersky-descobre-380-mil-novos-arquivos-maliciosos-por-dia-em-2021