Adoção de IA e ML nas corporações ainda é baixa

Segundo pesquisas recentes do IDC, a adoção de Inteligência Artificial e Machine Learning ainda é baixa, com apenas 31% dos entrevistados afirmando que pretendem implantar as tecnologias em suas operações ainda em 2022. Melhorar a satisfação do cliente, automatizar a tomada de decisões e diminuir as tarefas repetitivas, são as principais aplicações desejadas por esses gestores.  

A pesquisa destaca que a falta de recursos de infraestrutura é a maior causa dessa baixa adesão à implementação dessas tecnologias, mesmo sendo uma parte tão importante da estratégia de crescimento das empresas. Segundo o órgão, tanto a IA quanto o ML fornecem uma imensa variedade de soluções que atendem às necessidades de todos os clientes, mas a maturidade de investimento ainda é baixa. 

Ainda segundo o IDC, os altos custos continuam sendo a maior barreira aos investimentos, levando muitos a executar seus projetos de IA em ambientes compartilhados de Nuvem pública. Os custos iniciais são altos, levando muitos a cortar custos. Pessoas, processos e tecnologia continuam sendo as três áreas-chaves e é onde as organizações devem concentrar seus investimentos para obter maiores oportunidades. 

Lidar com dados é o maior obstáculo para as organizações que investem em infraestrutura de IA e muitos ainda não tem a experiência ou a capacidade de preparar e tratar os dados. No entanto, os modelos pré-treinados podem ser uma saída, mesmo que possuam algumas limitações, frente aos modelos mais amplos e abrangentes de IA.