722 ataques de ransonware criadas e usadas num período de três meses

Os ataques por ransomware aumentaram muito nos últimos tempos, tendo chegado a 722 ataques distintos implantando 34 variantes diferentes.  Essa enorme quantidade de atividade cria problemas para os defensores, tornando mais difícil acompanhar as táticas de grupos individuais, indicadores de comprometimento e oportunidades de detecção. 

As estatísticas são bastante equilibradas para os setores-alvo, e apenas o setor de produtos de consumo e industriais se destaca, respondendo por um, em cada quatro ataques. Em comparação com o terceiro trimestre de 2021, houve um volume de ataques 18% maior, enquanto a comparação com o segundo trimestre de 2021 resulta em uma diferença de 22%, portanto, há uma tendência de aumento no número de ataques.  

Os ataques por ransomware visam interromper as operações das empresas no pior momento possível, para aumentar as chances de uma resolução rápida em sua negociação para o pagamento do resgate exigido. 

Por exemplo, o FBI alertou recentemente que as gangues de ransomware geralmente visam empresas durante fusões e aquisições para pressionar ainda mais durante as negociações. 

No entanto, em muitos casos, as empresas visadas são de natureza puramente oportunista, onde as gangues de ransomware simplesmente atacam quem elas podem acessar. 

A Outpost24 está sempre acompanhando todos os relatórios de ameaças do Brasil e do mundo para implantar soluções com rapidez e agilidade. 

 

Fonte: https://www.linkedin.com/posts/outpost24_dozens-of-ransomware-variants-used-in-722-activity-6910163339612430336-a1Zz?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web