Cidades conectadas é uma realidade para breve

É cada vez maior o tema de smart cities e cidades conectadas onde IoT, inteligência artificial e big data fazem parte da rotina. As cidades brasileiras têm enfrentado atualmente uma série de desafios, que colocam em dúvida o desenvolvimento de diversas regiões. Com o aumento e adensamento da população, cresce a pressão sobre os recursos. Dessa forma, a gestão e os planejamentos urbanos tornam-se mais complexos, aumentando a demanda por transporte, entre outros fatores que ameaçam a qualidade de vida da enorme maioria da população global.  

Diante desse cenário, uma série de soluções têm sido desenvolvidas mundo afora, somente o Brasil já conta com 166 startups dedicadas à causa das cidades inteligentes, que receberam US$ 49,4 milhões em aportes neste ano.  

Outras soluções que fazem parte são as redes inteligentes, diversos aplicativos, Wi-Fi aberto, segurança cibernética (essa é uma tecla que estamos sempre propondo conversas aqui em nosso blog).  

Além disso, proteção de dados e privacidade são essenciais para as cidades conectadas. Também deve ser inserido computação em nuvem, análise e gerenciamento de dados, inserção de e-segurança, bastante monitoramento digital e um novo termo denominado: e-vigilância.  

O trunfo do 5G é a viabilização em larga escala de outras tecnologias com grande aplicabilidade nos cenários urbanos, como os serviços de inteligência artificial, robotização e uso de drones, blockchain, internet das coisas (IoT), entre outras possibilidades, de modo que são projetados ganhos em áreas diversas como transporte, segurança pública, sustentabilidade, saúde, educação, entre outros.  

Em breve, mais cidades estarão totalmente conectadas! 

Fonte: https://www.showmetech.com.br/calendario-tech-feiras-e-eventos-do-ano/