1/3 das campanhas de phishing duram menos de 24h

Matéria publicada pelo @Canaltech destaca que 1/3 das campanhas de phishing duram menos tempo que as pessoas imaginam. Esses ataques que são muito disseminados por e-mail com links maliciosos, que copiam o template de grandes empresas, duram menos de um dia, segundo a publicação.  

O estudo publicado analisou mais de 5 mil páginas e detectou que quase 2 mil foram extintas já nas primeiras 24h, e um quarto das tentativas de ataques desapareceram, já nas primeiras 13 horas.  

O levantamento detectou haver uma preferência dos criminosos na criação de páginas novas, sem muitas tentativas de edição daquelas já existentes para burlar detecções e bloqueios. Foram identificados, usos de ferramentas que geram códigos aleatoriamente, para confundir sistemas anti-phishing em uma tentativa de ampliar a validade das campanhas.  

A publicação destacou ser importante não clicar em links, e muito menos baixar arquivos quando se tiver alguma dúvida de procedência daquela comunicação. Mesmo que a aparência do e-mail marketing seja realmente de uma empresa conhecida, é primordial verificar a procedência e, melhor ainda, usar meios de antivírus que ajudem a detectar a veracidade do e-mail, mantendo sistemas operacionais atualizados e soluções de segurança e proteção antifraude sempre ativas no computador e smartphone.