Gartner lista as áreas chaves para melhorar a análise de dados

Para a Gartner, consultoria corporativa, o ano de 2022 terá foco em três áreas estratégicas para impulsionar a análise de dados corporativos (data & analytics, ou D&A): colocar em prática o dinamismo e a diversidade, focar mais em pessoas e decisões e estabelecer a confiança.

Essas estratégias de dados precisam de inovações no gerenciamento e abordagens automatizadas, já que tem tudo a ver com o crescimento de sistemas adaptativos de inteligência Artificial (IA) e reação às oscilações nos mercados globais.

Já a questão “aumentar o foco em pessoas e decisões”, prioriza a relação balanceada entre elementos humanos de análise e a tecnologia, por um aprendizado digital mais abrangente.

A institucionalização da confiança está se tornando mais popular, mas as empresas tendem a encontrar dificuldades em explicar o que estão, efetivamente, fazendo para estabelecer esta questão. Aí, surge à necessidade de práticas auditáveis em IA que assegurem ao consumidor confiança, transparência e proteção.