empresas digitais autônomas header blog

Quais os planos para o sucesso das empresas digitais autônomas?

Traçar um novo caminho é muito mais fácil quando se tem uma direção. À medida que as empresas continuam evoluindo, se adaptando e crescendo, enquanto aproveitam o pensamento rápido e a adaptabilidade exigida pela pandemia, as mudanças socioeconômicas e geopolíticas persistem.

O Autonomous Digital Enterprise, ou ADE (Empresa Digital Autônoma), oferece inspiração, estratégias práticas e um objetivo final para a estrada que está à frente.

O ADE é o framework para os futuros empreendimentos de sucesso, pois é um modelo de empresa digital-first, com princípios tecnológicos distintos e com características operacionais que auxiliam a transformação por meio de insights, agilidade e foco nos clientes.

Resultados do ADE

Enquanto a maior parte das organizações hoje abraçaram uma abordagem digital-first, o sucesso é mensurado nos resultados. Por conta disso, os ADEs de sucesso são definidos por três resultados chave:

Insights acionáveis

O crescimento explosivo de dados e a emergência de ferramentas de análise (altamente influenciados por inteligência artificial e machine learning), tem empoderado os líderes e colaboradores com novas capacidades. Ao entregar essas tecnologias, uma ADE pode mover-se além da correlação de dados ou sistemas de alerta, por meio de insights acionáveis verdadeiros, perspectivas mais amplas e inteligência preditiva, que impulsionam a tomada de decisões de forma mais rápida e melhor.

Agilidade de negócios

Impulsionada por tecnologia, processos, dados e consciência dos mercados, ecossistemas, clientes, concorrentes e fatores que podem impactar os negócios, a ADE possui agilidade para responder rapidamente às demandas internas e externas e capitalizar as oportunidades à medida que elas surgem, obtendo uma vantagem inicial.

Centralização no cliente

Todas as organizações reconhecem que precisam compreender e atender clientes, stakeholders e parceiros, porém, muitas ainda lutam para cumprir essas aspirações. A ADE usa tecnologia para encontrar os consumidores onde eles querem ser encontrados, frequentemente oferecendo uma experiência multicanal em volta de seus produtos e serviços. Funcionários voltados para o consumidor, processos de atendimento ao cliente e opções de tecnologia, precisam ser integrados para reduzir os atritos nas interações e proporcionar uma experiência superior.

Os princípios da ADE

As cinco chaves que definem uma ADE são:

  • Uma experiência de consumo transcendente, que reconhece completamente o ciclo de vida interno e os pontos de contato externos, proporcionando aos indivíduos o que eles precisam, onde eles querem, além de uma experiência altamente personalizada;
  • Automação em todo o lugar, que ajuda a executar tarefas com eficiência e em alta escala, livrando os colaboradores de obrigações simples, reduzindo custos e melhorando a interação com a automação dirigida por IA, além de orquestrar os negócios e os processos de TI;
  • DevOps corporativo, que permite entrega rápida e contínua de aplicações e serviços, aplicando processos de DevOps, ferramentas, habilidades, times e liderança por meio dos negócios;
  • Um negócio guiado por dados, que captura, correlaciona e monetiza as informações em toda a empresa, gerando negócios de alto valor com Inteligência Artificial e Machine Learning, e ainda otimiza e melhora a extração e análise de dados;
  • Uma postura de cibersegurança adaptativa, que navega pelos grandes desafios que são a escassez de talentos, o trabalho remoto e a conectividade explosiva, utilizando detecção de ameaças automatizada, possibilitada por IA e Crowdsource. As ADEs utilizam estratégias coordenadas de desenvolvimento, segurança e operações (DevSecOps), junto de uma estrutura de acesso e autenticação Zero Trust.

Conclusão

Ao adotar uma tecnologia abrangente para automação, inovação e crescimento dos negócios, as organizações focadas em ADE tornam-se capazes de superar seus concorrentes e definir o futuro dos modelos de negócios.

Se você quer levar esse modelo até seus clientes, é possível contar com a M3Corp e a BMC. A BMC é unicamente qualificada para ajudar as organizações a iniciarem sua jornada ADE, possuindo mais de 40 anos na indústria e um portfólio abrangente. Saiba mais sobre a BMC e sobre o modelo ADE clicando aqui.

Entre em contato com a M3Corp para oferecer as soluções da BMC aos seus clientes clicando aqui.