header blog soluções PAM específicas para nuvem

5 razões para apostar em uma solução PAM específica para nuvem

Muitas soluções de Gerenciamento de Acesso Privilegiado (Privileged Access Management – PAM), continuam muito manuais em relação ao que fazem e como gerenciam permissões de acesso de usuários.

Elas são voltadas para o administrador humano ou designadas para o data center, tornando-as inadequadas para infraestruturas hospedadas em cloud que sejam dinâmicas e complexas. Essas soluções tradicionais não auxiliam as iniciativas de transformação em nuvens de larga escala, exigindo uma abordagem moderna de PAM com automação e controles de acesso conscientes do contexto.

Conforme as empresas migram para a nuvem, a aproximação de PAM precisa ser redefinida para proteger o acesso à nuvem e cargas de trabalho na nuvem. Uma mudança “lift and shift” de um produto PAM legado para a nuvem não é uma solução escalável ou segura. É preciso uma solução pronta para a nuvem, que garanta a segurança das organizações e pare os ataques relacionados à identidade, que são os líderes de causas de violação de dados.

Uma solução cloud nativa e moderna vem com os benefícios inerentes de aplicativos em nuvem — escalabilidade incomparável, alta disponibilidade, facilidade de uso e baixo custo total de propriedade.

Quando falamos em “Privileged Access Management in the cloud”, estamos nos referindo sobre SaaS — PAM as a Service. PAM para a nuvem, por outro lado, é sobre como as organizações podem usar uma solução PAM para gerenciar e garantir acesso a sistemas e serviços que residem na nuvem.

Para se aprofundar mais, destacamos cinco benefícios de uma solução PAM moderna desenvolvida especificamente para a nuvem, que pode ajudar as companhias a otimizarem o gerenciamento de acesso e aumentar a eficiência operacional.

Soluções PAM modernas são desenvolvidas para nuvem

Realizar um “lift and shift” de servidores PAM legado em máquinas virtuais na nuvem não mudam a arquitetura subjacente; o que é exigido é um PAM moderno de modelo as a Service.

Uma solução PAM moderna pode reduzir as complexidades e os riscos por meio de controles de segurança cloud nativos. Conforme a infraestrutura evolui e cresce, ainda se possui novos projetos na nuvem privada, ou novas nuvens privadas virtuais, cada uma com sua própria carga de trabalho no mesmo provedor, ou ainda cargas de trabalho em plataformas cloud diferentes, até complexidades introduzidas devido a uma mesclagem ou aquisição.

Com uma plataforma pronta para a nuvem, é possível trazê-las rapidamente para o ecossistema PAM com gerenciamento de políticas centralizado, acesso estrito e controle de privilégios. Usar uma nova solução PAM não significa que seja necessário jogar fora os investimentos tecnológicos já existentes, uma solução moderna garante as integrações necessárias com o software de gerenciamento de liderança do serviço de TI para proteger os investimentos.

Experiência perfeita para todos os usuários

Uma das maiores razões para os projetos PAM falharem ou pararem, é uma inconveniente experiência do usuário. Melhorar a experiência do usuário para todos é essencial para um negócio digital seguro. Uma solução PAM moderna pode melhorar a rapidez e a assertividade do providenciamento de acessos para os usuários certos, no tempo certo, somente com os privilégios necessários. Com implementação rápida e updates regulares e automáticos, a solução PAM moderna em modelo SaaS, entrega uma plataforma holística de segurança de identidade em todos os aplicativos e sistemas acessíveis de qualquer lugar.

O Server PAM moderno da Delinea, por exemplo, é tanto uma ferramenta de produtividade, quanto uma ferramenta de segurança. A habilidade de administrar o acesso para milhares de servidores Linux e Unix mais eficientemente e efetivamente, garante uma experiência de administração perfeita, e apresenta economias de custo para uma organização. Os clientes evitam um projeto de TI complicado e de implantação demorada do software PAM e apoiam infraestruturas on-premises e o custo contínuo de manutenção e operação.

Eficiência de operação melhorada

Uma experiência perfeita resultará em uma eficiência operacional. Ainda assim, é essencial saber que gerenciar privilégios na nuvem é altamente desafiador porque a escolha é muito grande. Definir políticas de acesso, gerenciar ciclo de vida de acessos e auditar todos os acessos privilegiados se torna ainda mais complicado em um ambiente multi-cloud. Complexidades introduzem gaps de segurança, e isso é exatamente o que os autores de ameaças procuram.

Com uma solução PAM moderna, é possível centralizar a administração das políticas de controle de acesso e garantir aos usuários, com uma única UI, acesso a todos os recursos gerenciados. Fortalecer a segurança e os times de TI para um acesso rápido a uma gama de contas e gerenciar acessos privilegiados, otimiza as operações do dia a dia, ou durante períodos críticos, como em situações de ataques cibernéticos ativos. Simplificar a experiência do usuário e experiências administrativas dá aos clientes uma ótima eficiência em controle de acesso para suas cargas de trabalho críticas na nuvem.

Maior garantia de identidade em todos os pontos de contato

Para verificar suficientemente quem (ou o que), é o solicitante, é crucial implementar MFA em todos os lugares, para uma verificação de identidade robusta. Abordagens ao MFA legadas que confiam exclusivamente em regras estáticas, que requerem manuais de cuidado e alimentação, não cobrem todas as bases. Uma abordagem estática força todos a seguirem regras similares sobre todas as circunstâncias e falha em mensurar riscos assertivamente.

Uma solução PAM moderna pronta para a nuvem, auxilia MFA baseados em riscos, usando algoritmos de machine learning modernos e análise comportamental para examinar cuidadosamente as ações de um usuário privilegiado e identificar atividades dadas como “anomalia” ou “anormal” (e, portanto, arriscadas). Um método de autenticação adaptativo é consciente do dispositivo, local e comportamento do usuário. Ele se adapta ao nível de risco, diferente do “padrão de tamanho único usado para todos”. A solução Delinea’s Server PAM suportam as capacidades MFA, dos simples autenticadores até os mais avançados e alinhados, com o NIST Authenticator Assurance nível 2 ou 3.

Para segurança e conformidade na nuvem

Os conceitos de compliance e segurança se aplicam igualmente tanto para identidades de seres humanos quanto para máquinas na nuvem ou on-premise. Por isso, é importante investir em uma solução PAM moderna pronta para nuvem, para uma abordagem mais proativa de gerenciamento de identidade, que reforce consistentemente as políticas de acesso por meio da infraestrutura híbrida para evitar gaps de segurança. O correto é nunca assumir que a segurança padrão dos provedores de nuvem podem proteger os dados completamente ou cumprir com as obrigações de regulamentos e compliance.

Uma solução PAM abrangente e moderna não só providencia aos usuários certos acesso apenas aos dados críticos, servidores e aplicações no tempo certo, como também garante monitoramento end-to-end, emissão relatórios para identificar abusos de privilégios e bloqueio rápido de ataques. É possível comprovar a conformidade regulatória com uma trilha de autoria detalhada e gravações de vídeo que capturam todas as atividades privilegiadas e atendem aos crescentes requisitos de seguro cibernético.

Com tudo isso, é possível identificar o porquê ter uma solução de Privileged Access Management (PAM), específica para nuvem, é vital para as estratégias de defesa contra ataques cibernéticos. E não existe nenhum outro parceiro tão qualificado quanto a Delinea para providenciar uma solução a esse nível.

Saiba mais sobre as soluções PAM da Delínea clicando aqui e entre em contato com a M3Corp para levar até seus clientes essa ferramenta crucial de defesa.