fraudes 5G header blog

Fraudes via mobile: como o 5G pode impactar esses crimes

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), prorrogou o prazo para a implementação da tecnologia 5G nas capitais brasileiras que, anteriormente, seriam até o final de julho.

Tanto as empresas quanto os clientes finais possuem uma grande expectativa sobre a adesão dessa nova tecnologia, visando o investimento na produção de novos dispositivos e o aumento da conectividade de modo geral em todo território nacional, ultrapassando as capacidades que o 4G disponibiliza hoje, visto que, de acordo com as estimativas, 89 municípios no país não contam nem mesmo com isso.

Ainda assim, o público precisa se manter alerta acerca desse advento do 5G, devido a reputação que o país carrega quando falamos de fraudes e golpes. Para se ter uma noção do panorama, somente em 2021, as fraudes evitadas totalizaram R$ 6 bilhões. Por isso, não é de se surpreender a apreensão.

Como o 5G muda o cenário de conectividade?

A promessa de um custo menor promete uma maior abrangência e conectividade superiores, até mesmo para as áreas rurais mais remotas, que contam com pouco ou nenhum acesso à rede. Esses indivíduos que vão adentrar o mundo mobile, também estarão suscetíveis a fraudes e ataques cibernéticos, até por conta da sua inexperiência e falta de conhecimento acerca dos âmbitos técnicos que envolvem a conectividade.

Estima-se que golpes de cunho de engenharia social aumentem bastante, com a exploração da ingenuidade dos usuários por parte dos criminosos, que visam adquirir dados sensíveis para fraudes como emissão de cartões de crédito, compras feitas em e-commerce, empréstimos, entre outros.

Golpes do tipo Pretexting, Baiting e, o maior deles, o Phishing, tendem a crescer exponencialmente. 53% das empresas citam esses tipos de estratégias como causa direta de incidentes, enquanto 48% relatam que essa é uma situação já considerada comum. Somente essas informações sozinhas já expõe o quanto esse assunto é importante e demonstram que a educação do público sobre os riscos presentes na rede é de extrema urgência.

O Onboarding é outra área que precisa de atenção extrema com a chegada do 5G. As companhias precisarão aumentar os processos de confirmação de identidade, evitando que criminosos se aproveitem das falhas, mas também pensando na experiência dos clientes.

Enquanto isso, no mercado financeiro, o aumento da conectividade também resultará em um aumento das transações via mobile, que também são alvos frequentes de crimes, exigindo que a segurança seja redobrada e que os processos sejam revistos.

Conclusão

De modo geral, existe muita expectativa acerca dessa nova tecnologia que promete tantas mudanças para as empresas e para o público final, muitas extremamente positivas, outras preocupantes. Essas mudanças também demandam que as empresas exerçam um papel social na educação do público. Elas também criam abertura para o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais robustas e inovações, antes limitadas pelos parâmetros atuais.

Se sua empresa quer se preparar para o futuro e oferecer desde já soluções que aumentem a segurança acerca das telecomunicações e conectividade aos seus clientes, conte com a M3Corp para ter acesso a marcas mundialmente reconhecidas, líderes de mercado e com tecnologia de última geração.

Saiba mais sobre o impacto do 5G no Brasil clicando aqui e entre em contato com a M3Corp para falar com nossos gerentes de canais e conhecer nosso portfólio clicando aqui.