tendência SASE header blog

Tendência na segurança: tecnologias SASE

Uma pesquisa realizada pela CIO.com revelou que houve uma aceleração em investimentos em tecnologias SASE, configurando uma nova tendência no mercado.

Segundo um dos realizadores da pesquisa, as tecnologias SASE, conhecidas por benefícios como conectividade no trabalho remoto e segurança, 98% dos acionistas revelaram acreditar que a convergência de rede é, além de crítica, importante.

Ele ainda revelou que o modelo atual de trabalho, que não tem mais local definido e pode ser executado de qualquer lugar, exige uma construção de inteligência entre disciplinas, enquanto as equipes de segurança e rede precisam encontrar maneiras de trabalhar em conjunto com todos os domínios, recursos, e com visibilidade compartilhada, fazendo com que o SASE se torne uma ótima opção.

Os entrevistados relataram que precisavam encontrar um meio de fazer o trabalho híbrido se tornar viável a longo prazo e que as tecnologias SASE são uma forma de permitir isso.

A tendência é que, esse tipo de empresa, que optou por adotar soluções baseadas em princípios de rede e segurança convergentes, seja mais bem-sucedida na adoção de modelos de trabalho remoto, com equilíbrio entre segurança e conectividade.

De modo geral, são quatro os principais desafios que vem impulsionando a adoção das tecnologias SASE:

  • Necessidade de segurança em ambientes cloud, com visibilidade e controle;
  • Adoção da cultura de inovação, incluindo adoção de aplicações na nuvem e uso de inteligência artificial;
  • Necessidade de criação e manutenção de estratégias de segurança, como Zero Trust, por exemplo;
  • Necessidade de manter a segurança de rede, mantendo a conectividade sem barreiras.

Quais as soluções SASE priorizadas?

A pesquisa também mostrou quais os tipos de soluções SASE e recursos que são priorizados pelas empresas na adoção da tecnologia, sendo:

  • SD-WAN (Rede de longa distância definida por software). CASB (Cloud Access Security Broker), e FWaaS (Firewall as a Service);
  • Recursos de segurança de rede, nuvem e endpoints;
  • Sistema operacional unificado;
  • Funções e ferramentas de Inteligência Artificial;
  • Fornecedores consolidados;
  • Serviços gerenciados.

Essa pesquisa é interessante, pois demonstra como essa mudança para o trabalho remoto e híbrido, a longo prazo, abre oportunidades de negócio, tornando a oferta de soluções SASE um diferencial para canais que procuram alcançar mais capilaridade e construir uma base sólida.

Muitos dos fabricantes que a M3Corp possui em seu portfólio oferecem soluções e ferramentas SASE, além de trabalharem com os recursos que as empresas priorizam, como IA e serviços gerenciados.

Veja mais sobre a matéria e a pesquisa referenciada clicando aqui.

Clique aqui para entrar em contato com a M3Corp e conhecer as marcas que podem agregar ao seu negócio e te auxiliar na cobertura da demanda causada pelo trabalho híbrido e remoto.